Vamos fazer do Brasil um um país de leitores

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Artistas Rita Boz e Jussara da Silva visitam nossa escola.

A E.B.M. DILMA LÚCIA DOS SANTOS, dia 8 de setembro de 2011 recebeu duas vistas ilustres, as artistas Rita Boz e Jussara da Silva.






RITA BOZ
Rita Boz é mais uma revelação da Associação de Pintores com a Boca e os Pés - APBP. A pintura que chegou de maneira despretensiosa, ocupa hoje lugar de destaque em sua vida.
Com criatividade, Rita utiliza em suas telas uma diversidade de elementos que combinados, têm grande valor estético.  A pintora intercala acrílico, aquarela e as texturas, nas quais encontramos materiais recicláveis como vidros quebrados e pedaços de papelão. O estilo predominantemente impressionista e abstrato. Os tons são fortes e marcantes com tendência a composição regionalista e cultural.
Rita Boz não possui os membros superiores e suas telas são pintadas com os pés. A ausência congênita dos braços foi causada por Talidomida, substância que usada durante a gestação, pode ocasionar má formação ou ausência de membros no feto.


1 Copo de Leite

Camada de Ozônio

Copos de Leite

Explosão da Vida

Garça



JUSSARA DA SILVA
Natural de Campo Bom (Rio Grande do Sul), nascida em setembro de 1957, Jussara Maria da Silva graduou-se em Artes Plásticas. Sua paixão pela arte era tão intensa que levou a interessar-se também por teatro, música, desenho artístico, pintura e escultura.

A vocação para o trabalho em cerâmica, aliado a um primor estético, pautava a execução de seus trabalhos pela perfeição de formas, linhas, volumes, cores e simetria.

Tamanho rigor ocasionou um afastamento temporário de Jussara em relação à arte. Inesperadamente, porém, ao adquirir uma deficiência visual, a artista voltou a selacionar-se com a cerâmica, valorizando o tato como um sentido tão importante quanto a visão.

Seus trabalhos em argila surpreendem pela harmonia das linhas, do volume e das texturas. As formas irregulares de suas peças apresentam suavidade, leveza e um movimento que, segundo a artista, não se beneficiam da remota memória visual que guarda. Ao contrário, Jussara cria com liberdade, sem que possíveis lembranças venham a interferir em sua capacidade criativa. Suas esculturas em cerâmica são, portanto, a expressão de uma alma realizada, que traduz em argila, os novos valores e sentimentos adquiridos.
Fonte: http://www.galeriamuitoespecial.org.br/artistas_detalhes.php?cod=13


 A BUSCA

 ACALENTO

 EU SOU

NO ALÉM

ILUMINADA

FERIDO

TRANSFORMANDO-SE 01, 02 E 03


Nenhum comentário:

Postar um comentário