Vamos fazer do Brasil um um país de leitores

sábado, 7 de maio de 2011

Hora do recreio






Índios e a argila

Fechando a sequência didática sobre os primeiros habitantes do Brasil, os alunos além de produzirem um texto sobre o assunto, também colocaram a mão na massa, ou melhor, na argila. Brincaram de índio por um dia e fizeram utensílios que poderiam ser usados pelos indígenas (brincando de faz de conta)








Poesia

No 1º trimestre, os alunos estudaram características e estrutura de uma poesia. Ao final dessa sequência didática, eles produziram textos de autoria e fizeram um mural sobre os sonetos X e XI, de Ernesto Lacombe "Ilha de Santa Catarina - Jardim do Brasil". Essa atividade envolveu não só conteúdos da Língua Portuguesa, mas também de Geografia e História, onde trabalhamos o mapa de Florianópolis (praias), os primeiros habitantes da Ilha e seus pontos turísticos.

Abaixo estão as poesias criadas pelos alunos sobre as praias que eles conhecem do Sul da Ilha, onde moram.



As fotos abaixo mostram o mural onde os alunos pesquisaram na Internet as praias citadas nos sonetos, escolheram algumas fotos e inseriram nas tulipa em dobradura que fizeram. Em um segundo momento, eles tinham que apontar no mapa das praias esse locais e colarem essas flores em volta do mesmo, reproduzindo a ideia de que a Ilha é o Jardim do Brasil.
Este trabalho teve a colaboração das professoras Beth (sala informatizada) e Márcia Duarte (apoio pedagógico)







Pontos Cardeais

Em sala de aula aprendemos um pouco sobre espaço, localização, pontos de referências e Pontos Cardeais. Fora de sala os alunos colocaram em prática o que aprenderam.
No pátio da escola escolhemos um lugar estratégico de onde eles teriam que escrever e desenhar o que visualizavam ao Norte, Sul, Leste e Oeste.

Sala Informatizada

Como não já era previsto, temos também aulas na sala informatizada, onde os alunos pesquisam, escrevem, jogam enfim aprendem se divertindo.

PRO REPA 1

 A escola tem o projeto de reciclagem de papel (PRO REPA). Neste momento as crianças estão confeccionando na sala de reciclagem barcos, depois irão fazer bonecos respresentando índios e europeus, para criarmos uma maquete sobre o "Descobrimento" do Brasil.









Peça de teatro - O fantasma e o lixo

Os alunos das séries iniciais do ensino fundamental, assistiram a peça de teatro "O fantasma e o lixo".


Páscoa

Os alunos ganharam na Páscoa um imenso bolo em forma de coelhinho, além de ovinhos de Páscoa. Pergunta se gostaram!

Jogos e brinquedos pedagógicos

Acreditamos que brincando também se aprende. Em sala de aula existem momentos em que as crianças manipulam jogos e brinquedos pedagógicos que auxiliam na contrução de conceitos e conhecimentos.



Contação de História

Os alunos das séries iniciais do ensino fundamental, na primeira semana de aula, assistiram uma contação de história bem divertida.