Vamos fazer do Brasil um um país de leitores

domingo, 5 de junho de 2011

CAÇADORES DE MICROORGANISMOS

CAÇADORES DE MICROORGANISMO

          Projeto desenvolvido pela auxiliar de ensino de atividades de Ciências Beatriz Biagini
Objetivos:
  • Descobrir locais onde existam microorganismos que possam ser observados com o microscópio da escola.
  • Seguir etapas de uma invetigação científica.
Problema inicial: onde existe microorganismos que podem ser observados com o microscópios da escola?

Procedimentos:
  • Criar hipoteses sobre um local onde possam existir os microorganismos procurados e justificar o motivo sobre a escolha deste local.
  • Coletar material no local escolhido.
  • Trazer material coletado para o laboratório da escola para análise no microscópio.
Desenvolvimento:
          A turma será dividida em grupos de 5 alunos. cada grupo realizará as coletas e as observações em um dia diferente.
Passo 1: exposição do problema e procedimentos - A aux. de ensino Beatriz propõe o problema que deverá ser solucionado. é sorteado o primeiro grupo.
Passo 2: cada aluno do primeiro grupo receberá um frasco plástico esterilizado e um par de luvas.
deverão usar este material para realizar as coletas. Também receberão uma ficha para registrar o local e a justificativa (hipótese).
Passo 3: no laboratório o material coletado por cada aluno será analisado no microscópio com a ajuda da auxiliar de ensino de atividades de Ciências.
Passo 4: escrever relatório contando todas as etapas da investigação e os resultados.

          Também será preenchida uma tabela com todos os locais de coleta que os alunos utilizaram assim como os resultados para cada local da coleta.















Depois da coleta do material, verificação dos microorganismos e registros, a professora Beatriz preparou uma aula sobre os microscópios, muito interessante.





O que aprendemos sobre os índios...

1)      Que os índios foram os primeiros habitantes do Brasil.
2)      Que os europeus tentaram escravizar os índios.
3)      Que eles faziam objetos de barro.
4)      Foram os índios que ensinaram os europeus a tomarem banho todos os dias.
5)      Os índios caçavam, pescavam e plantavam e colhiam seu próprio alimento.
6)      Os índios deram nome para o que eles viram: pipoca, tatu, tucano, jabuticaba, mandioca, jacaré, caju, maracujá. (referência a letra da musica “Tu tu tu Tupi”.)
7)      Que eles vão a escola na própria tribo, as aulas são dadas na Língua Portuguesa do Brasil e na Língua deles.
8)      Algumas tribos pintam o corpo.


Florianópolis Audiovisual Mercosul (FAM) 2011

Na EBM Dilma Lúcia dos Santos houve apresentações de curtas infantis PRÉ FAM 2011.


curtas:
SE ESTA RUA FOSSE MINHA


JARDIM DAS CORES




EU QUERIA SER UM MONSTRO

DIREITA É A MÃO QUE VOCÊ ESCREVE

A TERRA A GASTAR


OS ANJOS NO MEIO DA PRAÇA


MEU AMIGO URSO

     A prof.ª Marcia, do apoio pedagógico, está trabalhando com a turma o projeto "Amigo urso".
     O amigo urso é um ursinho que quer ser adotado por um dia. Ele quer carinho, brincadeira, quer conversar, viajar, dormir.....
     Ele quer ser adotado por você!


Objetivo:
  • Promover a troca de experiências e vivências entre as crianças com a visita do amigo urso nas suas casas.
  • Relatar através  da escrita e oralmente como foi a visita do amigo urso (o que fizeram, como dormiu e do que brincaram)
  • Perceber a importância da adoção , do carinho, do afeto, da amizade.....