Vamos fazer do Brasil um um país de leitores

sábado, 13 de agosto de 2011

Nossa Semana Foi Assim...

08/08 a 12/08/2011

  1. Fizemos cartazes sobre os seres humanos e suas fases.
  2. Ouvimos histórias sobre o Saci e a professora prendeu um Saci na garrafa e depois o soltou.
  3. Fizemos entrevistas com as pessoas da escola.
  4. Jogamos volei e futebol na Educação Física.
  5. Hoje (sexta-feira) teve bolo na hora do recreio para comemorar o Dia do Estudante que foi ontem (11/08).
TURMA 32

Dia do Estudante

Na sexta-feira, dia 12 de agosto, na hora do recreio, as menias da cozinha capricharam no bolo para comemorar o Dia do Estudante (11 de agosto).








Trabalho em grupo - fases da vida do ser humano

Essa aula integrou Ciências (Fases da vida do ser humano); Língua Portuguesa do Brasil (Gênero textual: informativo, já conhecido pela turma, e cartaz); Matemática (Sistema métrico - centímetro)
1) Texto informativo:
O SER HUMANO É UM TODO INTEGRADO
O ser humano integra e transforma o ambiente em que vive.
Como os demais seres vivos, ele tem um ciclo vital, fazendo a sua história e participando da história da sociedade em que vive.
Normalmente, sua vida se faz em fases que vão desde o período no útero materno (fase pré-natal) até a velhice.
Ao nascer, ele se coloca em contato com o mundo e inicia suas descobertas. Vive experiências diferentes nas suas diversas fases da vida.
Você, como ser humano, provavelmente, já observou essas mudanças em si mesmo e nas pessoas com quem se relaciona.
Podemos dizer, então, que o ciclo da vida do ser humano compreende dois períodos:
1 – O período pré-natal e nascimento, caracterizado pela vida no útero até o parto.
2 - O período pós-nascimento, caracterizado por diferentes transformações, que vão desde o crescimento físico ao desenvolvimento mental e social, dividindo-se em:
è Infância;
è Adolescência;
è Idade adulta;
è Velhice.

2) Gênero textual: Cartaz 
Conversamos sobre o gênero textual: cartaz. Que tem como finalidade transmitir uma mensagem, para isso é necessário ser objetivo e resumido, mas ao mesmo tempo transmitir tudo o que é necessário. as letras precisam ser legíveis.
3) Matemática: Sistema Métrico - Centímetro (cm)
 Foi explicado no quadro como se prepara um cartaz para trabalhos escolares: margens laterais e linhas para a mensagem, utilizando a régua e marcando os centímetros.
4) Por último os alunos foram solicitados a procurarem, recortarem e colarem figuras de revistas que representem as fases da vida estudas.
 





PRODUTO FINAL:





 

Gênero Textual: Entrevista

Gênero textual: Entrevista

          Ela é um tipo de texto que tem a utilidade de informar as pessoas sobre algum acontecimento social ou fazer com que o público conheça sobre as ideias e opiniões da pessoa que é entrevistada. Desta maneira, tanto ela quanto o entrevistador devem se posicionar de maneira correta, procurando pronunciar as palavras de forma correta e mantendo uma boa aparência, para que possa causar uma boa impressão diante daqueles que irão assistir.
          Mas não podemos nos esquecer de que tudo aquilo é planejado com antecedência, tem mais chances de obter um bom resultado. Dessa forma, é muito importante elaborar as perguntas de maneira clara e objetiva, procurando sempre facilitar o entendimento.
v  Atividade prática em grupo:
1)      Escolha uma pessoa da escola para entrevistar.
2)      Pense e elabore algumas perguntas que você deseja saber, pode ser sobre a vida social, profissional ou sobre algum outro assunto como opinião sobre: a merenda escolar, sobre a educação no país etc.
3)      Converse com ela antes e veja se ela pode disponibilizar de alguns minutos para você entrevistá-la.
 Agora que você já conheceu um pouco mais sobre este assunto, tem condições de se portar como um bom repórter. Então, boa sorte!
GRUPOS:
Thalissa, Vitória e Ana Beatriz entrevistaram a prof.ª Beatriz do laboratório de Ciências

Luísa, Lorena e Ana Paula entrevistaram a própria professora do 3º ano - Cristhianny


Yasmin, Luiza Stuart e Alexandra entrevistaram a Graziela dos Serviços Gerais.

Lívia, Vitor e João Vitor entrevistaram a professora Elenir de educação Física

Gabriel, Anderson e Willyan entrevistaram a professora Beth da sala informatizada.

Romário, Luiz e Ronaldo entrevistaram a auxiliar da biblioteca, Zizi.

 

Trabalho individual - Pontos de Vista

Em Geografia, trabalhamos a representação de objetos em diferentes pontos de vista: vertical, lateral, frontal e diagonal. O resultado foi muito bom!