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terça-feira, 25 de outubro de 2011

Estações do Ano



E.B.M DILMA LÚCIA DOS SANTOS
"Construindo e Transformando"
ARMAÇÃO - FLORIANÓPOLIS/SC

Professora: CRISTHIANNY MARQUES DE ABREU
3º Ano – Turmas: 31 e 32

PLANEJAMENTO

ÁREA DE CONHECIMENTO: GEOGRAFIA
Pontos de integração: Artes e sala informatizada

·           OBJETIVOS:
Þ    Compreender as regularidades nos movimentos que a terra realiza em torno de si e em torno do Sol.
Þ    Relacionar o movimento da translação realizado pela Terra à criação dos calendários anuais e às estações do ano.
Þ    Compreender o processo histórico de construção dos conceitos de dia, mês e ano pelo ser humano.
Þ    Relacionar-se sensível e integralmente com a experiência estética vivida;
Þ    Compartilhar integralmente das impressões, percepções e emoções experienciadas;
Þ    Compreender e relacionar os elementos do fazer artístico a outras áreas do conhecimento.

CONTEÚDO:
Movimento de rotação e translação
Estações do ano
Origem dos dias e das noites
Calendário

TEMPO: 4 aulas (30/09, 07/10, 14/10 e 21/10)

DESENVOLVIMENTO

Etapa – Introdução ao assunto (30/09)
1º.    Conversar com os alunos:
Responda oralmente:
1)      Qual a estação do ano que você mais gosta? Por quê?
2)   Como você costuma se vestir nessa estação do ano?
3)   Como é a sua alimentação nesse período?
4)   Como são os dias?
5)   E as noites?
2º.    Levar para a sala de uma lanterna (ou vela) e globo terrestre.
3º.    Colocar a fonte de luz na lateral do globo terrestre, na altura da linha do Equador.
4º.    Perguntar aos alunos: “ A terra está toda iluminada?” Por quê?
5º.    Qual o(s) Continente(s) que você percebe que está mais iluminado?
6º.    Girar o globo terrestre da esquerda para a direita. Fazer as mesma perguntas.
7º.     Questionar: Ocorreu alguma mudança quando o globo virou? Qual?
8º.    Copiar no quadro pra eles copiarem no caderno
MOVIMENTOS DA TERRA
v  MOVIMENTO DE ROTAÇÃO:
O QUE É? Movimento que a terra realiza ao redor de si mesmo.
QUAL A SUA DURAÇÃO? Pra dar uma volta ao redor de seu eixo, a terra demora aproximadamente 24 horas, isto é, o período de um dia.
QUAL A CONSEQÜÊNCIA DESSE MOVIMENTO?  Ela dá origem às noites e os dias.
v  MOVIMENTO DE TRANSLAÇÃO:
O QUE É? Movimento que terra realiza ao redor do sol.
QUAL A SUA DURAÇÃO? Ocorre em aproximadamente 365 dias, isto é, leva aproximadamente um ano, para completar uma volta ao redor do sol.
QUAL A CONSEQÜÊNCIA DESSE MOVIMENTO?  O movimento de translação e a inclinação do eixo de rotação da terra são responsáveis pelo ciclo das estações do ano. Primavera, verão, outono e inverno.
ATIVIDADES
1)       Assinale a resposta correta:

A)   Com o movimento de rotação temos:
(    ) as estações do ano
(    ) os dias e as noites
B) Com o movimento de translação temos:
(    ) as estações do ano
(    ) os dias e as noites


2ª Etapa  - Estações do ano – calendário (07/10)
1º.    Distribuir e ler com os alunos o texto: “Por que existem as estações do ano?” (Anexo 1)
2º.    Atividade na folhinha – calendário (Anexo 2)

3ª Etapa – Representação – (14/10)
1ª) Apresentar link que faz uma demonstração do movimento de translação:
2º) Em seu caderno de pesquisa, faça a representação em forma de desenho do movimento de translação e do movimento de rotação, escreva seus conceitos e a que eles dão origem.

4ª Etapa – Sala Informatizada (21/10)
1ª) Atividade 1 _ Cenário
Os alunos montarão um cenário da Primavera.

2ª) Atividade 2 – Colorir as estações on-line

3ª) Atividade 3 – Portal da turma da Mônica
Existe um guarda-roupa  onde as crianças precisam vestir a Mônica de acordo com as estações Verão ou Inverno .


AVALIAÇÃO:
A avaliação será contínua. Será levado em consideração a participação dos alunos nas atividades.

RECURSOS DIDÁTICOS:
  • Livro didático
  • Quadro branco
  • Folhas xerocopiadas
  • Globo terrestre
  • Lanterna
  • Multimídia
  • Vídeos
  • Internet
  • Cartolina
  • Cola
  • Lápis e canetinhas de cor
ANEXOS

ANEXO 1

E.B.M DILMA LÚCIA DOS SANTOS
3º ANO – T.: ___ - PROFª: CRISTHIANNY ABREU
NOME: ______________________________DATA: __/__/2011
POR QUÊ EXISTEM AS ESTAÇÕES DO ANO?
Como você e seus colegas observaram, durante a realização do experimento, conforme o globo terrestre girava em torno do Sol, a luz não acontecia da mesma forma sobre todos os lugares da terra.
Em alguns momentos, o pólo sul estava iluminado, em outros era o pólo norte. Isso acontece porque o eixo imaginário da Terra está inclinado em relação ao Sol.
“O movimento da Terra em torno do Sol chama-se movimento de translação. A terra leva aproximadamente 365 dias para fazer uma volta em torno do Sol, é o que chamamos de ano. O movimento de translação e a inclinação do eixo imaginário fazem com que ocorram as estações do ano: a primavera, o verão, o outono e o inverno.
Sendo assim, quando a terra gira em todo no Sol, o hemisfério Sul e o Hemisfério Norte não ficam iluminados da mesma forma.  Observe nesta ilustração como os hemisférios norte e sul estão iluminados pelo Sol nas diferentes estações do ano.

  ANEXO 2


E.B.M DILMA LÚCIA DOS SANTOS
3º ANO – T.: ___ - PROFª: CRISTHIANNY ABREU

NOME: ______________________________DATA: __/__/2011
DE OLHO NO CALENDÁRIO E NAS ESTAÇÕES DO ANO.
Períodos das estações do ano:
ü    De 21 de dezembro a 19 de março = verão
ü    De 20 de março a 20 de junho = outono
ü    De 21 de junho a 21 de setembro = inverno
ü    De 22 de setembro a 20 de dezembro = primavera
Você tem abaixo o calendário de 2011. Pinte de:
Þ                VERMELHO todos os dias que correspondem ao VERÃO
Þ                AZUL todos os dias que correspondem ao OUTONO
Þ                AMARELO todos os dias que correspondem ao INVERNO
Þ                VERDE todos os dias que correspondem ao PRIMAVERA



IMAGENS DO VÍDEO DO PORTAL DO PROFESSOR (MUITO BOM E VÍDEO, PENA QUE NÃO CONSEGUI BAIXAR)







ALUNOS NA SALA INFORMATIZADA







TRABALHO PRONTO (Próxima semana eu posto)
Abraços
Prof. Cris

Nossa Semana foi assim... (03/10 – 07/10/2011)

NOSSA SEMANA FOI ASSIM...
2ª feira (03/10) – Fizemos probleminhas de matemática: de subtração e multiplicação.
3ª feira (04/10) – Fomos à biblioteca ver 2 vídeos falando sobre a alimentação em duas escolas diferentes.
4ª feira (05/10) - Nós lemos um texto chamado: Alô! Tem alguém aí? Falando sobre a invenção do telefone.
5ª feira (06/10) – Em dupla, tínhamos que procurar no dicionário e escrever o significado das palavras: faminto, cabana, decidir, zombar, tranqüilo e astuto que estavam no texto dos três porquinhos.
6 feira (07/10) - Só entramos na sala de aula, copiamos a agenda e fomos brincar na cama elástica, comer pizza e pipoca no recreio e assistir a um show de mágica. Em comemoração ao Dia da Criança.
POR LUÍZA DUARTE

COMEMORAÇÃO AO "DIA DAS CRIANÇAS"
Cama Elástica



Até as professoras Elenir e Cristhianny brincaram e também a Zizi da Biblioteca (kkkkk)



Pintura de rosto e unhas




Olha a Dulce dando uma de manicure. Sei não... prefiro seu Strogonoff Dulce! ( : P)
 Na hora do lanche, tivemos pizza de frango, pipoca e suco. E para terminar com chave de ouro, ficamos muito curiosos e nos divertimos muito com o show de mágica.